Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 30, 2004

RESGATANDO PERSONAGENS

Outra característica na obra de Stephen King é que ele tem o saudável hábito de "resgatar" personagens de livros anteriores em seus novos trabalhos. Ralph e o farmacêutico Joe Wyzer, de "Insônia", reaparecem rapidamente no primeiro volume de "Saco de Ossos" (Bag of Bones, publicado em 1998).

É uma chance para os leitores - e, acredito, para o próprio autor - em "matar as saudades" de figuras ótimas como os dois exemplos citados acima. Wyzer, por sinal, entrou como um trocadilho infamíssimo e, por isso mesmo, muito bom. "Eu me chamava Wyse, mas cresci e fiquei Wyzer", diz ele algumas vezes em "Insônia". Um trocadilho com "wise" (esperto) e "wiser" (mais esperto).

QUASE UM REI DO SUSPENSE E DO TERROR

"Insônia", Stephen King, 1997. Segundo parágrafo.

"Naqueles quatro meses, lhe pareceu que o arrastavam bêbado para um parque de diversões maligno, em que as pessoas que se perdiam no labirinto de espelhos estavam realmente perdidas. As que andavam nos brinquedos estavam realmente aos berros e os habitantes do Castelo das Bruxas o olhavam com sorrisos falsos nos lábios e terror nos olhos. Ralph se apercebeu disso aí pelo meio de maio e, quando julho chegou, ele começou a compreender que nesta Feira dos Horrores, os mascates da medicina só tinham remédios inócuos para vender e que o ritmo alegre e rápido da música que saída dos alto-falantes já não escondia muito bem que se tocava a Marcha Fúnebre. Era um parque de diversões, sim, mas de almas perdidas".

O poder de descrição do autor é - sem trocadilhos - assombroso. Ralph, o personagem da história, está, paralelamente à uma intensa crise de insônia, descobrindo que a esposa vai mesmo morrer.

segunda-feira, setembro 27, 2004

OS PRESENTES QUE FALTARAM

Coincidência pouca é bobagem. Exatamente no dia do meu aniversário, no último dia 21 de setembro, lançaram no Brasil os DVDs das séries que mais gosto. Os três episódios clássicos de Star Wars e a primeira temporada de Twin Peaks.

O chato é que ninguém lembrou de me presentear, hehehe. Pretendo adquirir as peças, mas vou aguardar os preços baixarem. No caso de Twin Peaks, estou apostando num encalhe monumental, já que a série é antiga, nem tanta gente assim lembra e nem tanta gente gostou.

SUMIDOS E APARECIDOS

E não é que o Orkut é legal mesmo?
Achei amigos que não vejo há eras. Gente daqui de Floripa e de Sampa. Apareceu gente que eu tava na pilha de retomar os contatos e outros que eu sabia onde estavam, mas na correria do dia-a-dia, simplesmente não falava com as criaturas.

Apareceu até gente que diz que me conhece, mas não tenho a mínima idéia de onde. E, confesso, nem quem seja. Já rolou até uma pequena crise de ciúme da patroa, ao ler os comentários de uma nova amiga que aparece sempre aqui no blog e tá lá no Orkut também. Pô! e eu nem sei se a amiga é bonita, afinal fotinho da distinta que é bom, nada.


quinta-feira, setembro 23, 2004

MAIS MUDANÇAS TEMPORÁRIAS

De volta em Floripa, recebi na terça-feira a grata notícia de que agora iria cobrir Geral por 15 dias. Substituiria o camarada Jefe Cioatto, que vai curtir um merecido banco de horas. No dia seguinte, nova alteração, passo para a Polícia na próxima segunda-feira. Vai chegando a eleição e a correria vai aumentar. No meu lugar, volta de um longo período de férias o cidadão Carlito Costa.

Enquanto isso, em casa, sigo sem a tal Internet rápida. Vai levar mais uns 10 dias (ainda bem que não paguei nada por enquanto). Só depois de instalarem é que poderei atualizar o blog com frequência decente e desvendar os mistérios do Orkut.

Em tempo, aproveito para agradecer aos amigos que enviaram e-mails hoje desejando parabéns. E lá se vão 32 anos. Espero não estar incomodando (muito) vocês todos.

terça-feira, setembro 21, 2004

RETOMANDO AS ATIVIDADES

De volta em Floripa, hoje recebi a grata notícia de que agora vou cobrir Geral por 15 dias. Substituo o camarada Jefe Cioatto, que vai curtir um merecido banco de horas.

Pena que a tal Internet rápida ainda não está instalada lá em casa. Vai levar mais uns 10 dias (ainda bem que não paguei nada por enquanto).

Aproveito para agradecer aos amigos que enviaram e-mails hoje desejando parabéns. E lá se vão 32 anos. Espero não estar incomodando (muito) vocês todos.

sábado, setembro 18, 2004

A VILA

 
Vi ontem em uma confortável sala do Cinemark - quando Floripa vai ter disso? - o novo filme do M. Night Shaiamalan, "A Vila".
Depois do grande "Os Outros" e do tropeço em "Sinais" (que eu nem acho tão ruim assim quanto todo mundo andou falando), o cara volta com uma obra oito ou oitenta. Acho que não dá para dizer "é legalzinho". Ou se ama, ou se odeia.

Sigourney Weaver, Joaquim Phoenix, William Hurt (numa atuação poderosa) encabeçam o elenco. Não dá nem para traçar o enredo, pois senão corre-se o risco de entregar a história. O lance é ver e tirar sua própria opinião. Eu achei o filme excelente, uma pequena obra-prima do terror psicológico, do medo. Achei genial a mudança de personagens principais em meio à trama.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

 
Ainda sobre o Orkut, todos têm razão. O Carlito também criticou a lerdeza da parada. Aí Senador Giancarlo explica: os caras que criaram não tão ganhando porcaria alguma em termos de grana. Então prá quê oferecer melhores condições de navegação para um bando de brasileiros que não têm o que fazer?

Por outro lado, minha querida e saudosa amiga Debora Sanches emenda que é um grande modo de reencontrar velhos amigos. Prova disso é que a distinta cidadã lageana passou aqui pelo blog depois de termos nos achado via Orkut.

É aquela coisa, ruim com ele, pior sem ele.

Debora, seja sempre bem-vinda!

terça-feira, setembro 14, 2004

A "VELOCIDADE" DO TAL ORKUT 

Há dois dias que eu tento achar meus amigos e entrar para algumas das tais comunidades do Orkut. Mas tá difícil.
É tudo muito demorado, tudo muito pesado. Cada página demora minutos intermináveis. Haja paciência e tempo. Aqui na casa da Joice a conexão é discada, o que deixa tudo muito pior. Ela mesma já recebeu convites de duas amigas para entrar na paradinha e não conseguiu. Simplesmente, não funciona.

Ouvi dizer que é por causa dos trocentos milhões de brasileiros que invadiram a bagaça. Sei lá, isso parece lenda urbana versão Internet, mas até que faz sentido. Deve tá superlotado.

CHEGANDO EM SAMPA

 

Cheguei hoje cedo em São Paulo. A viagem além de ter sido tranquila foi completa com a companhia da minha amiga Grasiela, esposa do Zé Lacerda.
Mantendo a tradição, só vejo os camaradas de Floripa que moram aqui em SP em Santa Catarina ou no ônibus, indo ou vindo para a capital de todos os paulistas.

Foi uma grata surpresa. Não via nem conversava com a Grasi há eras. O mesmo vale para o Zé, que também está de volta em Florianópolis e ainda não nos falamos. O casal vive agora as complicações de quem precisa estar longe. Ela segue trabalhando na editora Abril e ele tá numa Pós da UFSC (sorte, Zé!). Durante a viagem, eu e a Grasi ficamos colocando as fofocaiadas em dia, quem casou com quem, quem tá trabalhando, etc e tal.

Espero rever mais amigos nesta semanada por aqui. Aproveitei para atualizar o blog aqui na casa da patroa.

segunda-feira, setembro 13, 2004

NO ORKUT

E, finalmente, também estou no tal de Orkut.
Muito legal a brincadeira. Já vi muita gente ali que eu não encontrava há eras. Inclusive alguns parentes que eu nem conheço oficialmente. O diabo é ter paciência para esperar as páginas funcionarem.
Impossível acessar o sistema com internet discada. E mesmo com acesso rápido é tudo muito lento. Talvez seja por causa dos trocentos milhões de seres humanos que estão na brincadeira.

sábado, setembro 11, 2004

AQUI E AGORA

Ontem vivi um dia de repórter do Aqui e Agora, aquele jornal do SBT onde a violência era a pauta do dia, todo dia.
Depois de um tiroteio aqui na região do jornal, nno centro de Florianópolis, saímos atrás da polícia para acompanhar a ação. PMs armados para todo lado, metralhadoras, capacetes, máscaras, coletes a prova de bala, helicóptero. E o carro do jornal na cola dos caras. Subimos e cruzamos o Morro da Cruz, passando por comunidades pobres, abandonadas mesmo. E nada de alguém ser preso.

No ar, o clima de medo, pois estávamos praticamente inclusos no comboio policial. Quando chegamos no Morro do Horácio, na face leste do morro, o trânsito parou. Aí que lembrei do Aqui e Agora. Me veio à memória a imagem se movendo com o andar correndo do câmera e os PMs de um lado para o outro, abaixados no meio das favelas. Claro, em Floripa ainda não é favela no estilo das que o SBT retratava. Mas a qualquer momento parecia que iria começar a festa. Não rolou. Mesmo assim, a adrenalina era altíssima.

Desde minha passagem pela Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto, que eu não cobria uma pauta assim. Lembro de uma vez, no bairro Monte Alegre, zona barra pesadíssima da cidade, onde eu estava entrevistando uma testemunha. Estávamos na maior quebrada, num beco daqueles tipo de filme. O cara morrendo de medo, mas contando o que viu. Nem era nada muito sério. Atrás de nós, um tapume, de onde surgiu alguém ameaçando o cara de morte. "Vai morrer, dedo-duro" , dizia o cidadão.

Nem poderia ser diferente. Foi repórter para um lado, fotógrafo para outro e a testemunha... sei lá.
Como diz um colega, "e tudo isso por novecentos reais no final do mês" .

Quem mandou não estudar?

ONDE O VENTO NASCE
E o tempo virou em Floripa outra vez. Ou melhor, virou no Sul.
Tá batendo um vento danado de forte. Nego já lembrou do furacão Catarina. A imprensa de Coqueiros mancheteia sobre a esperança de uma nova nevasca na Serra. Em setembro.

sexta-feira, setembro 10, 2004

DE FOLGA EM SAMPA

A partir da próxima terça-feira estou de volta em São Paulo. Vou curtir cinco dias de folga na capital de todos os paulistas ao lado da patroa.

Aproveito para rever alguns camaradas da Century Media e da Editor. Também vou ao Via Funchal assistir ao poderoso Exodus, com 20 anos de atraso. Um dos melhores representantes do thrash metal norte-americano, cujo repertório certamente inclui várias do clássico "Bonded By Blood".

quinta-feira, setembro 02, 2004

DO INFERNO

Quinta-feira, 02 de setembro.
Nem começou a primavera e os termômetros marcam 30 graus!!
Imagine como vai ser o verão.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?