Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 16, 2007

É NAS BRINCADEIRAS QUE SÃO DITAS AS MAIORES VERDADES

A edição de hoje da Folha de S.Paulo traz uma matéria bem interessante. Assinado pelo colega Fábio Chiossi, o texto "Comediante assusta políticos na Itália" bem que poderia se tornar exemplo e incentivo para o surgimento de um fenômeno semelhante aqui na república brasileira. "Com popularidade alta, Beppe Grillo mobilizou 50 mil em Bolonha pela diminuição de privilégios dos mandatários" e "ator colhe assinaturas para levar ao Parlamento proposta de referendo que mudaria sistema de votação e seleção de candidatos" são frases que chamam a atenção.

"O comediante italiano Beppe Grillo tem deixado de cabelo em pé boa parte dos políticos italianos, estejam eles ligados à União, a coalizão do governo de centro-esquerda de Romano Prodi, ou à Casa da Liberdade, a forte oposição de direita que tem no ex-premiê Silvio Berlusconi figura de peso", é a abertura da matéria. Segundo Chiossi, o comediante se transformou em um especialista "em criticar a corrupção - principalmente a política e a empresarial - na Itália."

O cidadão vem fazendo um abaixo-assinado para garantir a aprovação de uma maravilhosa idéia: a inelegibilidade de qualquer cidadão que tenha sido condenado por algum crime; a proibição da candidatura dos que já tiverem cumprido dois mandatos na Casa; e a instituição do voto nos nomes dos candidatos, em vez de na lista partidária. "Com essa plataforma, divulgada em seus shows e no seu blog (www.beppegrillo.it), Beppe Grillo conseguiu reunir cerca de 50 mil pessoas na praça central de Bolonha no último dia 8 de setembro", explica a reportagem da Folha.

Além dos políticos, o plano de Grillo mira também banqueiros, mídia, empresa e mentirosos em geral. Ainda de acordo com a Folha, o abaixo-assinado "registrava seu blog na última quinta, já tinha mais de 330 mil assinaturas. São necessárias 500 mil para que uma proposta de referendo vá ao Parlamento." Esta iniciativa deveria ser importada para o Brasil.

[Ouvindo: Uriah Heep - Return To Fantasy - Álbum: Return To Fantasy]


This
page is powered by Blogger. Isn't yours?