Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 27, 2006

MÚSICA DO MOMENTO

Jundiaí é uma cidade de fortíssima colonização italiana. Falando sobre isso com um colega daqui, lembrei de Florianópolis e suas raízes lusitanas. Lembrei do orgulho de alguns nativos ao citar suas origens. Imediatamente me vieram à mente as músicas do Moonspell (link ali ao lado, na coluna SOUNDTRACK).

O Moonspell é para Portugal o que o Sepultura é para o Brasil em termos de heavy metal. A maior e principal referência. Mas, talvez, os integrantes do Moonspell tenham um amor por seu país ainda maior do que os caras do Sepultura tenham pelo Brasil. E, falando nesta devoção à nação portuguesa, impossível não cantarolar o refrão de "Alma Mater", o grande hit do Moonspell. A letra aqui vai na versão traduzida.


"Alma Mater
A Língua Materna me diz
Do modo mais
forte que já vi
Sei que ela vê em mim
Seu motivo de
orgulho, sua raça mais pura
Ela me diz em matizes
Que eu mal posso entender
Eu apenas sei que são nossos
E a eles, orgulhoso, me curvarei
Pois sou seu unico
filho
E você, meu mistério querido
De um trono antigo,
desafio o mundo
A ajoelhar-se diante do
Poder contido.
Pois sou seu unico filho
E você, meu mistério
querido
Mundo, não vês?
Apenas eu creio nisso?
Virando costas ao mundo
Orgulhosamente sós
Glória antiga, volta a nós!
ALMA MATER!

Ondas rebentando anunciam minha noiva
É o único modo como
o Mar pode cantar
Lendas do Orgulho Lusitano
Ele canta
as palavras que eu não posso espalhar
Na Montanha da
Lua seis lobos uivam
Sua glória perdida retomaremos ou
morreremos
Pois sou seu unico filho
E ela, meu mistério querido
Deus Pagãos conspiram
Pela espada da
Tirania
A Língua Materna disse a ti
Do modo mais
forte que já viram
Mundo, não vês?
Não sou só eu que
creio nisso.
ALMA MATER!
Virando costas ao
Mundo
Orgulhosamente
Gloria Antiga, volta a nos!
ALMA MATER!
A Língua Materna me diz
Do modo mais forte que já vi
Sei que ela vê em mimSeu motivo
de orgulho, sua raça mais pura
Ela me diz em matizes
Que eu mal posso entender
Eu apenas sei que são nossos
E a eles, orgulhoso, me curvarei
Pois sou seu unico filho
E ela, meu mistério querido
De um trono antigo, desafio o mundo
A ajoelhar-se diante do Poder
contido.
Pois sou seu unico filho
E ela, minha tragédia querida
Mundo, não vês?
Não sou só eu que creio nisso.

Virando costas ao Mundo
Orgulhosamente
ALMA MATER!

[Ouvindo: Alma Mater - Moonspell - Álbum: Wolfheart]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?