Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 23, 2005

AS FOLHAS DE COCA NA COCA-COLA, LULA E O REFRIGERANTE RUIM



Esta veio pela assessoria de imprensa da empresa que produz os refrigerantes Dolly. É um assunto que rende muita discussão e polêmica, então vamos divulgar.
Eu, particularmente, acho que há outro problema que também merece debate. Por qual motivo os refrigerantes Dolly são ruins de doer???

NOVO PRESIDENTE BOLIVIANO CONFIRMA: COCA-COLA USA FOLHAS DE COCA. E AGORA, LULA?

Evo Morales diz o que a Dolly e a Polícia Federal já confirmaram, e o governo brasileiro não toma providências: a Coca-Cola usa folhas de coca na produção do refrigerante. Isso é absolutamente proibido pela legislação no Brasil. E agora, Lula?

SÃO PAULO, 20 - Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante, diz o presidente eleito da Bolívia, o cocaleiro Evo Morales, que sabe muito bem do que está falando, já que foi eleito a partir do movimento dos trabalhadores nas plantações de coca, ele próprio um de seus cultivadores. "Não é possível que a coca seja usada para a fabricação de Coca-Cola e esteja proibida para nós", afirmou, em seu primeiro discurso, transmitido por todas as agências noticiosas internacionais.

Há quase dois anos a indústria nacional de refrigerantes Dolly denuncia o uso de folhas de coca no refrigerante mais vendido do país, o que pode causar grave vício no consumidor, e explicaria inclusive porque existem tantas pessoas "dependentes" de Coca-Cola. Mais uma vez, a Dolly mostra que tem razão: a Coca-Cola utiliza práticas comerciais não-convencionais para manter sua primazia no mercado, especialmente no Brasil, já que sua liderança mundial vem sofrendo constantes derrocadas.

Há dois meses a própria Polícia Federal, através do Instituto de Criminalística, confirmou esse fato, em laudo oficial. Mas o Governo brasileiro continuou ignorando o assunto, de acordo com o poderoso lobby feito pela multinacional junto ao governo, em especial junto ao Ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos. Agora, Lula se "regozijou" com a vitória eleitoral do "companheiro" Evo Morales, a quem apoiou, chegando a receber recentemente em Brasília. Significa, ainda, que o presidente brasileiro conhece bem o problema das plantações de coca boliviana (e de outros países vizinhos, como a Colômbia e Peru), e que são praticamente monopolizadas para a indústria da Coca-Cola, que ainda tem a coragem de tentar negar seu uso no Brasil.

Para o empresário Laerte Codonho, dono da marca de refrigerante Dolly, esse discurso será um marco no alerta mundial contra a Coca-Cola. "Para nós, que travamos essa verdadeira guerra com a Coca-Cola, esse discurso é muito importante. Porque mostra que estamos alertando as autoridades para uma coisa muito séria, que é a saúde do consumidor, que pode ser viciado por um produto. E agora, presidente Lula? A lei brasileira é clara: é terminantemente proibida a utilização de folhas de coca e suas preparações. Ainda por cima, é aqui no Brasil, em Manaus, na Recofarma, onde é preparado o concentrado com o extrato vegetal de folhas de coca que é exportado para o mundo, debaixo do nariz de uma política americana contra o narcotráfico, que agora deverá ser melhor debatida", conclui.

AUTORIDADES NÃO ESTÃO CUMPRINDO LEI

Segundo a legislação de entorpecentes em vigor (DL 891, de 25/11/1938, itens 13 e 14), o uso de folhas de coca e suas preparações é terminantemente proibido no país, assim como a utilização de cocaína, seus sais e preparações. A lei faz distinção clara e cita todas as formas proibidas, tanto quanto ao uso, cultivo, transporte e comercialização. O item 13 abrange a folha de coca e suas preparações; o item 14 veta a utilização de cocaína, seus sais e preparações.

STJ - Impetrado pela Dolly, desde março deste ano tramita no Superior Tribunal de Justiça, STJ, o Mandado de Segurança MS-10.530, e que está nas mãos do desembargador Peçanha Martins. O mandado é contra o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Solicita providências para a cassação do registro da Coca-Cola.


[Ouvindo: The Mist - Scarecrow - Álbum: The Hangman Tree]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?