Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 16, 2005

O MINISTRO E A MEDALHA



A agência de notícias Efe divulgou hoje nota sobre um integrante do governo Lula que está, pelo visto, em alta. Gilberto Gil, músico e ministro da Cultura, recebeu a medalha de Grande Oficial da Legião de Honra francesa, uma das máximas distinções do país europeu. Quem o condecorou foi o "ministro francês Renaud Donnedieu de Vabres, (...) em nome do presidente Jacques Chirac, em uma cerimônia à qual assistiram cerca de 50 convidados".

De acordo com a Efe, em seu discurso, Gil elogiou a complexidade do ser humano, "ao mesmo tempo natural e cultural" e se definiu como "existência que pode ser captada e compreendida pelos outros como uma totalidade trágica, paradoxal e contraditória, formada pela natureza e a cultura". Eu, honestamente, não entendi patavina alguma desta frase e prefiro não comentar para não acabar falando bobagem. Mas o mais curioso foi quando o músico e ministro abriu o verbo sobre outro assunto e "se definiu como fruto ´da união entre um homem e uma mulher mediante o orgasmo, físico e psíquico em si mesmo, ao mesmo tempo necessidade e desejo, brutalidade natural e ternura simbólica´", seja lá o que isso signifique..

Crédito da foto: http://www.un.org

Legião: ternura simbólica, orgasmo e totalidade trágica

É claro que ele preferiu não comentar a crise política que assola o Brasil ultimamente. Mas não tenho a menor dúvida de que o presidente vai acabar tentando capitalizar em cima desta medalha.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?