Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 25, 2005

CENSURA



Aos trancos e barrancos, a humanidade chegou ao século XXI e coisas antiquadas e bizarras como a censura continuam acontecendo mesmo em um Estado como Santa Catarina, cujos níveis de escolaridade estão entre os melhores do país.

No plantão do último domingo, na sucursal do jornal A Notícia, aqui em Florianópolis, fomos surpreendidos pela notícia de que o colega Jonas Hames, freelancer que trabalha como correspondente na cidade de Tijucas cobrindo toda a região do Vale do Rio Tijucas, está sofrendo ameaças de morte. O fato causou indignação e repúdio. Este blog reproduz aqui o desabafo do colega:

- - -
Imprensa ameaçada no Vale do Rio Tijucas

"Minha sensação é de impotência e tristeza. Pois os políticos parecem donos do Vale. Na minha terra estão querendo submeter à imprensa a uma lei de cangaço. Desde quinta-feira venho recebendo ameaças. Na sexta-feira dois telefonemas anônimos, e ainda duas mensagens pela Internet que pediam para que eu abandonasse o vale, pois estariam no meu encalço. "Teus dias estão contados, é melhor você cair fora do Vale. Já sabes quem está no teu encalço", dizia. "Jonas, é melhor você andar bem armado, quando estiveres em Tijucas. Você está mexendo com coisa grande, moleque", ameaçava o outro e-mail.

Além disso, na sessão de quinta-feira da Câmara de Vereadores, o presidente Edson José Souza, fez diversos ataques a minha pessoa e imagem. Colocando em dúvida meu caráter e moral. Desconsiderando totalmente o exercício profissional da imprensa. "Um jornalista safado, lá de São João Batista, safado, ainda diz que só comecei a trabalhar no dia 17, após que saiu às denúncias no A Notícia. Safado e mau caráter. Esse jornalista é um mau caráter é um safado, acho que está prestando um desserviço a comunidade. Um safado esse tal de Jonas Hames", disse Edson. Apesar dos ataques Edson afirmou que está tranqüilo.

As agressões e ameaças iniciram após a publicação da reportagem no dia 15 de outubro, sobre a possibilidade de Edson José Souza ser funcionário fantasma da Secretaria de Segurança Pública. Não tenho como comprovar qualquer ligação entre as ameaças e o presidente da Câmara, mas é fato que comecei a ser perseguido depois que a primeira matéria saiu no ANcapital.

Esta não é a primeira vez que a imprensa sofre algum tipo de agressão no Vale do Rio Tijucas. Em 2004, os transmissores da Rádio Clube AM foram incendiados, deixando um prejuízo que ultrapassam os R$ 100 mil. Talvez não seja necessário citar que estes fatos representam ameaça ou cerceamento da Liberdade de Imprensa; caracterizam censura; agressão, atentado, atos que tentam impedir ou prejudicar o livre exercício do jornalismo. Iniciativas dos Poderes Executivo, Legislativo e setores da sociedade que representam ameaça, dificuldade, impedimento ou cerceamento à liberdade de imprensa.

Jonas Hames - free lancer AN Capital no Vale do Rio Tijucas

- - - -

O episódio lamentável foi repercutido na edição de hoje do jornal, cujo registro pode ser lido clicando neste link.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?