Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 10, 2005

SINAL DOS TEMPOS: SERIADO POLICIAL VIRA APOIO DE BANDIDO



A agência de notícias Reuters divulgou uma matéria curiosa e preocupante sobre um artigo publicado na última quarta-feira pela respeitada revista New Scientist. De acordo com os dados revelados, seriados televisivos policiais, como a série "C.S.I.", estariam ajudando os criminosos.

"As séries de TV não apenas permitem aos criminosos ver de perto os métodos usados pela polícia, descobrindo assim meios de burlá-los, como também fazem com que jurados esperem uma certeza exagerada dos peritos nos julgamentos", afirma a nota. "Os jurados que assistem ao CSI acreditam que aqueles cenários, onde cientistas forenses estão sempre certos, são coisas que acontecem de verdade", afirmou o perito Peter Bull, da Universidade Oxford, à revista. Ou seja, existem pessoas que realmente acreditam no que vêem nos filmes e telesséries, Madonna mia!


Mudança: de heróis para vilões

E prossegue o texto: A opinião dele foi repetida por Jim Fraser, diretor do Centro de Estudos Forenses da Universidade de Strathclyde (Grã-Bretanha). Segundo Fraser, o "efeito-CSI" havia aumentado o fardo carregado pelos responsáveis por fazer a perícia técnica, um trabalho por si só desgastante. "A simplificação exagerada das interpretações no CSI alimentou expectativas falsas, especialmente sobre a velocidade com que as provas periciais podem ser obtidas", disse à New Scientist.

Mas o pior é que os tais programas - muito bons, por sinal (falo pensando no fator entretenimento) - estariam ajudando aos criminosos. "As pessoas agora estão conscientes do trabalho pericial", afirmou Guy Rutty, da Universidade Leicester. Ladrões passaram a usar luvas ao invadir casas e estupradores apelam a preservativos para evitar serem identificados por meio de seu DNA. Os responsáveis pelo roubo de carros passaram a deixar deixando bitucas de cigarro tiradas de lixeiras a fim de confundir a perícia. "De repente, a polícia passou a se deparar com carros onde teriam estado 20 pessoas", disse Rutty.

E isso é um problema duplo. Tanto pelo que o fato representa quando pela boa possibilidade de algum político ou promotor tentar proibir a exibição dos programas. Ainda mais no Brasil.

Se alguém ainda não viu: "C.S.I." é a abreviação da expressão original, em inglês, para "Crime Scene Investigation", as equipes de investigação forense. A série original - cujo ator principal é William L. Petersen, o investigador Grissom - acabou se tornando uma franquia de sucesso, com mais dois spin-offs; "C.S.I. Miami" (onde o astro é David Caruso, do extinto "Nova Iorque Contra o Crime") e "C.S.I. Nova Iorque" (estrelada por Gary Sinise), todos transmitidos no Brasil por canais fechados (a série original esporadicamente é exibida pela Record).


Grissom: ajudando o outro lado da Força?

[Ouvindo: Through Smudged Lenses - Dark Tranquillity - Álbum: Character]



This
page is powered by Blogger. Isn't yours?