Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sábado, julho 30, 2005

SÓ CONTINUA MÍOPE QUEM QUER


Desde que se tenha até quatro graus

Na ronda matinal pelos periódicos de hoje encontrei uma ótima notícia no Jornal do Commércio, publicado em Recife (PE). Surgiu uma nova tecnologia no ramo da oftalmologia que, sem laser ou bisturi, em uma inocente noite de sono, nós míopes acordaremos vendo tudo perfeitamente. Como bem falava aquela distinta e abundante senhora na televisão, não é feitiçaria! É pura tecnologia. A ortoceratologia prevê que o paciente tenha sua córnea corrigida com uma lente de contato personalizada de uso noturno, explicou à reportagem do jornal pernambucano, Ana Catarina Delgado, médica responsável pela introdução da novidade no Estado da região Nordeste do país.

Bonassoli já ia pensando em fazer um pequeno empréstimo para investir na solução do incômodo problema de visão que o acompanha desde 1982 quando, no parágrafo seguinte, surgiu a decepção. A restituição da visão por meio da tal técnica só vale para quem tem miopia de, no máximo, quatro graus, e astigmatismo até 1,5 grau. Tenho sete graus!!! Para os abençoados que se encaixam no grupo dos que podem utilizar o novo tratamento, eis a receita: o paciente passa a noite com a lente e, pela manhã, ele a retira e passa a enxergar melhor. Como a melhora tem efeito periódico, ele precisa voltar a usar as lentes durante a noite.

Reproduzindo a matéria: o procedimento chegou ao País no ano passado e utiliza um topógrafo para mapear a córnea de cada paciente e criar uma lente de contato rígida individual. “O paciente vem à clínica, faz a topografia da córnea e recebe uma lente de prova para testar sua adaptação. Depois de uma semana sem apresentar problemas, ele repete o exame topográfico e, se tudo estiver em ordem, já pode encomendar a lente”, contou a médica. De acordo com Ana Catarina, em metade dos casos é preciso usar as lentes diariamente. “Mas existem casos que essa correção provisória pode durar até três dias.”

Ana Catarina ressalta ainda que o método pode ser a solução para os que não podem ou não querem passar pela operação. “Além de ser mais barato que uma operação, toda intervenção cirúrgica tem seus riscos.” A técnica também é recomendada para quem não pode usar lentes de contato convencionais ou precisa usá-las para praticar esportes como natação. Uma desvantagem está no valor da ortoceratologia: R$ 1.200. Apesar de ser praticamente metade do preço de uma cirurgia a laser, ainda é alto se comparado com um par de lentes de contato convencionais, que custam aproximadamente R$ 60. A médica justifica esse problema. “É uma novidade da oftalmologia. A tendência é que outras clínicas também ofereçam o tratamento, barateando esses custos.” Outro ponto negativo está no tempo de vida útil de uma lente noturna, que é de até um ano e meio, dependendo do cuidado do usuário.

[Ouvindo: Beyoind The Surface - The Cure - Álbum: Destination´s End]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?