Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 15, 2005

IMITANDO A "ARTE"



Texto publicado no Comunique-se, da colega Bia Moraes, mostra uma situação um tanto quanto inusitada na contratação de jornalistas. De acordo com o texto, uma empresa paranaense utilizou um sistema semelhante ao reality show "O Aprendiz", da TV Record, para selecionar um novo funcionário. Por um lado, a idéia parece ser interessante, pois em teoria o contratado será de fato e de direito o melhor candidato. O jornalista que tiver melhor formação e maior experiência pode garantir o emprego. No entanto, me desagradam muito provas de seleção criadas por pessoas da área de Recursos Humanos. Nada contra tais profissionais, mas o quê eles entendem sobre jornalismo? sobre o mercado jornalístico brasileiro?

Outra questão que não quer calar: vão pagar direitos autorais para a Record? Em tempo, quando, diabos, Santa Catarina vai ter um piso salarial semelhante ao do vizinho estado do Paraná?

"O Aprendiz" inspira seleção de jornalistas

Bia Moraes, de Curitiba

Termina nesta sexta-feira (15/07), em clima de grande expectativa, uma seleção de jornalistas que concorrem ao cargo de editor de uma revista na Editora Quantum, de Curitiba. A novidade é que o processo de seleção – que durou três semanas – foi inspirado no seriado “O Aprendiz”. Os concorrentes tiveram que participar de provas práticas durante cinco dias, sendo eliminados paulatinamente aqueles que não alcançavam os resultados propostos. Para a “grande final” de hoje, sobraram apenas duas pessoas.

A gerente de Recursos Humanos da editora, Mariane Salvalaggio, conta que após o anúncio do concurso “O Aprendiz Quântico”, cerca de 200 currículos foram enviados para a primeira etapa da seleção. Uma equipe da Quantum passou uma semana analisando os documentos e fazendo a triagem dos que seriam entrevistados pessoalmente. De acordo com Mariane, 80% dos currículos enviados eram de jornalistas, a grande maioria deles com especializações em marketing ou comunicação corporativa. “Também tivemos pessoas formadas em Administração, com pós-graduações na área de comunicações ou marketing, e formados nas outras áreas de Comunicação Social (Publicidade ou Relações Públicas”.

A etapa seguinte – para a qual 45 pessoas foram escolhidas, todas pós-graduadas – foi de entrevistas pessoais. Mais uma semana de trabalho. Dessa fase, seis candidatos foram “peneirados” para as provas práticas, que começaram nesta segunda-feira (11/07).

Os seis concorrentes – cinco jornalistas e um formado em Administração – passaram os dias em um hotel da cidade, participando de jogos desde a manhã até o final da tarde, quando eram liberados para ir para casa. No final de cada dia, um dos candidatos era eliminado. “Os jogos foram elaborados por uma equipe da editora e simulavam situações reais do dia-a-dia de um jornalista, trabalhando sob a pressão do fechamento, com prazos e tudo o mais”, explica a gerente de RH. “Avaliamos o perfil psicológico, as habilidades, a capacidade de trabalhar em equipe, as reações sob pressão, a criatividade, entre outros aspectos”.

Da equipe de avaliação fazem parte, além de Mariane, o diretor e proprietário da Quantum, Raul Candeloro, e a editora-chefe da empresa, Alessandra Assad. A vaga oferecida é de editor de um novo produto: uma newsletter voltada para o setor de vendas empresariais. A remuneração é de R$ 2.000,00 mensais. O piso salarial de jornalistas no Paraná é de cerca de R$ 1.600,00.

Para a final de hoje, os nervos estão à flor da pele – não só dos dois finalistas, mas também da equipe da Quantum. “Não foi difícil só para os candidatos, nós também estamos sentindo bastante”, diz Mariane. A editora Quantum é especializada em publicações segmentadas, de circulação dirigida. Além de livros, publica as revistas Venda Mais, Crescimento Pessoal e Motivação e Liderança e Supervisão, todas com distribuição nacional.

[Ouvindo: Coroner - About Life - Álbum: Mental Vortex]


This
page is powered by Blogger. Isn't yours?