domingo, julho 24, 2005
CLONAGEM
Nem só de ovelhas vive a clonagem. No rock também há casos que merecem destaque.
Sempre achei engraçadíssima a frase surgida no início dos anos 1990, que garantia que "o melhor disco do Pearl Jam é um do Stone Temple Pilots", tamanha a similaridade do segundo grupo com o primeiro.
Esta semana conheci outro caso de clonagem escandalosa: um tal de Ektomorf, surgido na Hungria. É impressionante como os caras copiam o Sepultura "moderno". O álbum se chama "Instinct" e, garanto, é o melhor disco "do Sepultura" desde o clássico "Chaos A.D.". O estilo é o mesmo, aqueles riffs de guitarras "sem peso", a batida tribal e o vocal parecem que foram gravados, respectivamente por Andreas Kisser, Igor e Max Cavalera.
Clone: Será que no futuro eles também vão mudar de estilo como fez a versão original?
O vocalista do Ektomorf, Farkas Zontán, chega a ser em algumas passagens melhor do que o próprio Max. O som, por se centrar tanto na fase nova do Sepultura e também trazer elementos do Soulfly (banda montada pelo ex-vocalista do grupo brasileiro), acaba sendo cansativo. É modernoso demais para o meu gosto. Mas não é ruim. Para quem é fã do Sepultura dazantigas, fica sempre aquele ar de picaretagem. Mas, é disso que a música é feita, né não?
Dolly: Zontán Cavalera?
[Ouvindo: Ektomorf - The Holy Noise - Álbum: Instinct]