terça-feira, junho 21, 2005
OUÇA "AQUI" O NOVO ÁLBUM DE TONNY IOMMI
Enquanto não é lançado no Brasil, o novo álbum de Tonny Iommi, lendário guitarrista do grupo Black Sabbath - e, na minha modesta opinião, criador do heavy metal -, pode ser ouvido - em streaming audio - clicando aqui.
"Fused" (Sanctuary Records) pode ser considerado o terceiro trabalho solo do músico britânico. Em 1996, ele chamou Glenn Hughes, ex-vocalista de Trapeze e Deep Purple, um cantor extraordinário, que ganhou o apelido de "The Voice Of Rock". Juntos, gravaram um disco excelente, que acabou não sendo lançado oficialmente, mas foi pirateado e ganhou o mundo batizado como "Eigth Star", alusão direta ao álbum "Seventh Star", primeiro e, infelizmente, único registro do Black Sabbath com Hughes nos vocais.
Oficial: "Eight Star" virou "The 1996 Dep Sessions with Glenn Hughes"
Ok, na verdade, este disco era prá ser o álbum solo de Iommi mas, por uma salutar pressão da gravadora, passou a ser um álbum do Sabbath. Ano passado, este material foi "tirado da gaveta", teve as partes de bateria regravadas e saiu rebatizado como "The 1996 Dep Sessions With Glenn Hughes" (Century Media Records). Não que seja extremamente necessário, mas eu explico: as novas partes de batera foram feitas pois o cara que as gravou originalmente, Dave Holland (ex-Judas Priest), estava sendo acusado de pedofilia. Então, tio Iommi optou por evitar quaisquer possíveis problemas. (Beleza, Holland nunca foi um grande músico mesmo).
Clássico: "Seventh Star" é um dos melhores do Sabbath
Ainda sobre "Seventh Star", vale registrar que é um dos melhores discos do Black Sabbath. Estão nele preciosidades do rock pesado como "In For The Kill", "Turn To Stone", "Heart Like A Wheel" (uma primeira incursão "oficial" do Sabbath no blues), a pesadíssima e espetacular faixa-título e a clássica balada arrasa-quarteirão "No Stranger To Love", que tio Iommi compôs para a guitarrista norte-americana Lita Ford (algo mais do que compreensível, se o Bonassoli fosse músico, também criaria uma especialmente para Lita, musa de toda uma geração headbanger).
Sem peso: O som da loura nem era tão heavy assim, era bem hard rock americano, acessível às rádios FMs
Lita Ford ganhou espaço tocando com as Runaways, banda só com garotas. Entre elas estava Joan Jett, outra exímia guitarrista, autora do clássico "I Love Rock And Roll". Após o fim do grupo, a loura se firmou na cena heavy dos Estados Unidos, na década de 1980. Um ou dois discos dela chegaram a ser lançados no Brasil (em vinil!) e o som era calminho até. Acho que caberia até em trilha sonora de novela.
Musa: A adolescência dos hoje trintões headbangers teve em Lita momentos de inspiração
Com o passar do tempo, pressão básica de gravadora, ela passou a investir num visual mais agressivo, explorando sua beleza, sensualidade, etc e tal. Tudo para tentar turbinar as vendagens. Desta fase, infelizmente, o material sonoro já não chegava mais ao Brasil e estávamos longe de sequer sonhar com Internet. Assim, por muito tempo, vários discos dela ficaram completamente desconhecidos para os fãs da América do Sul.
Com peso: de alguns shows em conjunto, a participação em um vídeo and the beuaty has made the beast to fall in love
A foto acima é um registro de algumas parcerias da loura musa e do tio Iommi. Eles tocaram em alguns shows - eu até tenho uma coletânea pirata do Black Sabbath com uma faixa da dupla ao vivo - e, dizem as más línguas, a Fera caiu de joelhos pela Bela. Ao que tudo indica, nem mesmo "No Stranger To Love" foi suficiente e tio Iommi sofreu sua maior derrota em toda a carreira.
Abaixo vai a letra da balada, para se ter uma idéia do quanto a loura musa abalou tio Iommi. A música é belíssima, perfeita para aquelas horas em que o cotovelo causa mais dor do que salário de jornalista:
No Stranger To Love (Tonny Iommi & Black Sabbath)
Cold is the night
Lonely till dawn
Cry for the light
For the love that won't come
You said that you'd never
Leave me alone
I gave you my heart
You cried for my soul
An angel won't come
This devil won't go
Something is wrong
I just can't get away
Living on the street, I'm no stranger to love
Why can't you see I'm no stranger to love
But I'm a stranger in your arms
Yes, I'm a stranger in your arms
Maybe it's right
But I just can't understand
The hurt that I feel
For my love second hand
I know I should leave
But I just can't walk away
Living on the street, I'm no stranger to love
Why can't you see I'm no stranger to love
Living on the street, I'm no stranger to love
I'm a stranger in your arms
Living on the street, I'm no stranger to love
Why can't you see I'm no stranger to love
[Ouvindo: Iommi - I Go Insane - Álbum: Fused]