Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

domingo, junho 19, 2005

E O DIÁRIO CATARINENSE DESINFORMA



O jornal Diário Catarinense, do grupo gaúcho RBS, publicou em sua edição de sábado uma inverdade. Como se não bastasse isso, reforçou a situação na edição dominical, que chega às bancas na tarde de... sábado. Na noite da última sexta-feira, a Câmara dos Vereadores - em clara rota de colisão com o prefeito Dário Berger (PSDB) - aprovou por unanimidade o substitutivo da lei que garante subsídio para TODAS as tarifas do transporte coletivo da cidade. Exatamente o contrário do que desejava o chefe do Executivo municipal (Dário havia sugerido subsídio apenas para as linhas mais caras, por um período de 90 dias, renovável por outros 90). Engraçado é que no Diário de domingo, há ainda uma matéria garantindo que vereadores e prefeito estão se reaproximando.

Talvez pensando em fechar mais cedo suas edições de final de semana, a equipe do citado jornal baixou matérias afirmando com todas as letras que o impasse entre manifestantes e o governo estaria resolvido e que, a partir da próxima quarta-feira, tudo voltaria ao normal. O caos instalado na Capital de todos os catarinenses há quase 20 dias, se encerraria com a retomada dos preços anteriores ao aumento de 8,8% que deu origem às manifestações dos últimos dias que, por sua vez, desencadearam (forte) repressão policial, tumultos, quebra-quebras e tudo o mais que o país viu rapidamente pelas imagens geradas pela RBS TV para a Rede Globo. Por sinal, a cobertura da chamada "Grande Imprensa", os jornais e televisões do eixo Rio-São Paulo é fraquíssima, superficial e pouco esclarecedora.

Mas, voltando ao erro do jornal do grupo gaúcho de comunicação, não há nada resolvido. Afinal, para a lei entrar em vigor, ela precisa ser sancionada pelo prefeito do município, algo que Dário Berger NÃO FEZ ATÉ HOJE, DOMINGO. Se o tucano tivesse sancionado na sexta-feira, haveria tempo para que o decreto entrasse no Diário Oficial do Estado que será publicado amanhã, segunda-feira. Aí sim, as tarifas poderiam voltar ao normal. Como o prefeito pediiu não assinar nada para "estudar o caso durante o final de semana", os 8,8% continuam valendo. E a real possibilidade dos protestos serem retomado na segunda-feira é grande.

[Ouvindo: Whitesnake - Bloody Luxury - Álbum: Saints & Sinners]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?