Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sábado, abril 16, 2005

DESINFORMAÇÃO


Em plena era da Internet, empresas jornalísticas ainda cometem erros básicos de informação. Ao ler o noticiário esportivo do site Pelé.Net, me deparei com uma chamada para a decisão do Campeonato Catarinense, entre Atlético Hermann Aichinger x Criciúma. O material, produzido pela agência de notícias MBPress, comete o seguinte equívoco:

17h31 15/04/2005

Estádio lotado para Hermann Aichinger e Criciúma
Os seis mils ingressos colocados à venda acabaram ainda na tarde desta quinta-feira. Empate dá título ao time de Ibirama.

MBPress
SÃO PAULO - O pequeno estádio Hermann Aichinger, em Ibirama, estará lotado para o jogo final do Campeonato Catarinense, entre o time que leva o mesmo nome do palco da partida e o Criciúma, domingo, às 16h.

Todos os seis mil ingressos foram vendidos até o começo da tarde da última quinta-feira, e apenas 450 entradas foram destinadas aos torcedores do clube da capital.

Para quem não acompanha futebol, não há NENHUM clube da capital catarinense - Florianópolis - disputando o título de 2005. O Figueirense, candidato ao tetracampeonato e superestimado pela torcida e pela mídia local, morreu na praia. Não foram tão longe quanto esperavam os "Galáticos do Estreito". O Avaí, com um time ainda mais medíocre do que aquele que morreu na praia na Série B do ano passado, até que foi longe, chegando às semifinais (não que isso seja algo bom ou de dar orgulho para a torcida).

Quando eu cursava as primeiras séries, na escola, era obrigação saber os nomes de todas as capitais dos estados brasileiros. Talvez, com o tempo, isto tenha mudado. Mas, ainda assim, hoje em dia basta acessar o Google para tirar dúvidas e checar informações tão básicas. Qualquer estudante de primeiro semestre em faculdades de Jornalismo sabe disso. Claro, obviamente, como diria o pauteiro do jornal AN Capital, Edson Rosa, jornalismo é feito por seres humanos, então é uma atividade passível de erro. Mas um pouco de atenção sempre é bem-vinda. Estas empresas sediadas no eixo Rio-São Paulo deveriam era contratar correspondentes aqui, e nos demais estados, para evitar erros de informação.

[Ouvindo: Raven - For The Future - Álbum: Rock ´Til You Drop]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?