Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 17, 2005

A COISA NÃO TEM LIMITE



Há alguns meses, surgiu o grupo Massacration. Uma brincadeira dos humoristas do programa "Hermes e Renato", da MTV.
O tal Massacration apareceu em um esquete do programa e fez tanto sucesso, que começou a ser usado em outros programas da emissora. Trata-se de uma sátira aos grupos heavy metal, onde os clichês deste estilo musical são extrapolados à exaustão. O curioso é que a brincadeira começou a ficar séria e os caras já chegaram até a fazer shows de verdade, inclusive com as bandas de heavy metal nacionais. Por falar nisso, a iniciativa divide opiniões no underground metálico. Para boa parte do público, é pura queimação de filme. Para outra parte, é diversão apenas.

Eis que descubro um projeto semelhante, o Shapt.
Mas este foi criado por integrantes de bandas reais, que militam no metal brasileiro. Na primeira audição, já descobri quem é o vocalista. Obviamente, eles não revelam as identidades (que original, não?) e também satirizam a música pesada sem dó nem piedade. Honestamente, achei muito mais engraçado que o Massacration. Fontes seguras me garantem que eles já existiam bem antes da turma do Hermes e Renato botar o Massacration na rua.

Pesquisando um pouco mais, descobri que há até comunidades no Orkut sobre o tal Shapt. E a molecada fica discutindo sobre a origem da banda, sobre quem seriam seus integrantes, ou seja, levando à sério uma brincadeira (o que deixa a parada ainda mais hilária). Na rede é possível até descolar as cifras das músicas. Mais uma olhadinha no Google, achei a seguinte matéria, que explica bem o nível da coisa:

AOL -16:51 - 30/07/2004
Não veja, mas ouça
A banda Shapt, sucesso da Web, é formada por quatro músicos que se recusam a mostrar quem são e que fazem "heavy metal piada". Os caras acabam de lançar seu site oficial

Por Thiago Cardim, da Redação AOL

BAIXE agora os sucessos do Shapt (MP3):
Wando is Evil | Brothers of Mambo | Sociedade do Fiofó
Lua de Metal | Chatatau | Ele Vem Aí | Piratas do Metal

Ninguém sabe de onde eles vieram e quem são eles. No entanto, Jerson Baphomet, Tadeu Azagoth, Vadico Belzebuth e Arley Von Lucifer (todos nomes fictícios, é claro) se transformaram em verdadeira febre na internet em 2003. Suas versões heavy metal de clássicos como "Fogo e Paixão", do mestre brega Wando, se espalharam nos softwares de trocas de arquivos e não paravam de tocar nos Winamps da vida.

Depois de algum tempo fora da internet graças a problemas com servidores de sites gratuitos, no início desta semana eles anunciaram seu retorno triunfal. E, desta vez, com um site próprio: www.shapt.com.br. Eles não dão entrevistas e, com isso, só aumentam as lendas a seu respeito. "Eu ouvi falar que eles são do Rio de Janeiro e que, inclusive, tocam numa banda de metal famosa. Tinha gente que falava até que o guitarrista era do Angra", diz o paulistano Jaime Vilela, 20 anos, que até hoje guarda todos os MP3 dos dois álbuns do Shapt lançados exclusivamente na internet: "Ele Vem Aí" (2001) e "Wando is Evil" (2003).

A verdade é que muitos fãs de heavy metal puritanos não vão com a cara do grupo. Especialmente porque eles também fazem o caminho inverso: além das versões pesadas de "Lua de Cristal" (Xuxa) e "Pare de Tomar a Pílula" (Odair José), os rapazes adoram criar releituras bem-humoradas de clássicos do metal. Como, por exemplo, "Brothers of Mambo", versão latina da "Brothers of Metal", do Manowar. Ou mesmo "Tears of Mandrake", do Edguy, em versão polka.

Mesmo assim, os Shaptmen (como eles mesmos se batizaram) parecem não se importar com a polêmica. E prometem novos lançamentos para breve. Enquanto isso, vá baixando os principais sucessos da banda. É pra ouvir com o som do seu micro no mais alto volume, hein?
---

Recomendo ouvir "Wando Is Evil", uma versão metal para um dos maiores sucessos dele mesmo, do Wando, ícone da MBB (Música Brega Brasileira). Rola, inclusive, uma english version para o hit. Essa e "Brothers Of Mambo" são maravilhosas. Mas para quem ouve metal, versões de clássicos como "I Want Out", do Helloween, são ainda melhores. Ou piores.

[Ouvindo:Wando Is Evil - Shapt - Álbum: Wando Is Evil]



This
page is powered by Blogger. Isn't yours?