Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 11, 2005

A VIRGEM E O MESTRADO



Criei vergonha e iniciei hoje, oficialmente, minha tentativa derradeira de "virar gente grande". Fui conversar com o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Pinheiro Machado. Ele, teoricamente, será meu orientador no Mestrado que pretendo fazer em 2006. Claro, isso se eu passar na prova de seleção, no segundo semestre deste ano.

Cheguei até ele graças ao auxílio de dois colegas com quem convivo desde os tempos do jornal O Estado. Um deles é Celso Martins, veterano repórter catarinense, que me sugeriu o tema para a tese que pretendo trabalhar. Outro é o Carlito, meu contemporâneo do Curso de Jornalismo da mesma UFSC e que, por sinal, já me ajudou no passado, me indicando para uma vaga no periódico acima citado. Desta vez, o marido da Cléia me auxiliou fazendo "a ponte" com o professor Pinheiro Machado, uma das autoridades no tema Guerra do Contestado, que será o pano de fundo para a minha tese.

O futuro orientador é gente finíssima (e não tô fazendo social aqui para convencê-lo a me orientar, afinal ele deve ter coisa mais importante do que ler este blog). De início, recomendou uma "listinha" com DEZ livros sobre o tema, além de uma tese de Mestrado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que versaram sobre a pauta que escolhi para pesquisar. E olha que isso tudo é apenas para mero embasamento teórico. Ainda terei que ler uma série de outros livros para a seleção do Mestrado.

Bem humorado, o professor brincou fazendo alusão à dois dos personagens centrais e mais enigmáticos do ainda desconhecido episódio da História do país:

- Agora terás que mergulhar no assunto Guerra do Contestado, diariamente. Quando estiveres sonhando com o monge José Maria, estarás pronto! - comentou ele.
- Eu prefiro sonhar com a Maria Rosa, a Virgem - respondi.

[Ouvindo: Moonspell - Lunar Still - Álbum: The Antidote]





This
page is powered by Blogger. Isn't yours?