Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 17, 2005

TECNOLOGIA EM CAMPO

Sempre fui favorável ao uso da tecnologia no futebol.
Acho que o uso de câmeras seria fundamental para evitar o anti-jogo, a violência e a sem-vergonhice de jogadores, árbitros e auxiliares. Pouca coisa é pior do que ver um time perder ou ser prejudicado por um erro da arbitragem, que não viu ou preferiu não ver um impedimento, uma falta, um pênalti. Quantos títulos foram perdidos em situações assim?

O texto de João Magalhães, publicado pela Agestado, mostra um bom uso da tecnologia, apesar dos puristas, que preferem o futebol do jeito que é, passível de erros.

Bola de futebol com chip pode ajudar árbitros

O chip, inventado por cientistas alemães, pode informar a um juiz de futebol a posição exata de cada jogador em campo e, desse modo, esclarecer no ato dúvidas sobre impedimentos e gols discutíveis.

São Paulo - Cientistas do Fraunhofer Institute, na Alemanha, desenvolveram um chip que pode ser implantado em caneleiras e em uma bola de futebol. Desse modo, o árbitro poderá localizar a posição exata de cada jogador e esclarecer, no ato, dúvidas sobre impedimentos e gols discutíveis.

Segundo o Fraunhofer, os dados de campo são coletados por antenas posicionadas em volta do gramado e analisados por uma central de computação. Em seguida, eles são transmitidos para aparelhos portáteis.
A invenção, dizem os cientistas do Fraunhofer, será útil também para os técnicos, que podem controlar toda a movimentação dos jogadores, e para os espectadores, que receberão, por exemplo, informações sobre a velocidade dos chutes.
A Adidas vai testar uma bola com o chip no dia 26 de fevereiro. Se tudo correr bem, a FIFA adotará a tecnologia nos próximos torneios europeus.
Para além do esporte, o chip poderá ser usado pela polícia na busca de pessoas desaparecidas, vigilância em prisões e segurança de prédios.

[Ouvindo: Delight - Stained Glass - Álbum: Eternity]


This
page is powered by Blogger. Isn't yours?