Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 13, 2005

MAIS KING



O irmão Giancarlo repetiu, num comentário de um post anterior, sua crítica ao Stephen King escritor. Na opinião do meu camarada, o King é um bom "bolador" de histórias, mas muito fraco "escrivinhador" das mesmas. Pode ser paradoxal, mas concordo e "disconcordo" ao mesmo tempo. O cara, apesar de copiar descaradamente o estilão do H.P. Lovecraft (nos argumentos de suas tramas), tem umas sacadas geniais.

O King criador é mestre. É o caso de "A maldição do cigano", onde um cidadão se vê às voltas com a situação-título. Depois de atropelar um integrante da família do citado cigano, o personagem ouve do enigmático adversário a palavra "emagrecido". Ele, que era um obeso advogado, começa a perder peso descontroladamente. Aos poucos, a turma ao redor começa a achar que ele está doente, com câncer, talvez. Depois, se afastam dele, acreditano que o cara está é doido ao querer encontrar sabe-se lá onde, um suposto cigano que teria lhe amaldiçoado.

Outro bom exemplo é "Jogo Perigoso". O casal parte para um descanso, uma folguinha apimentada, e inicia uma série de joguinhos sexuais. A esposa está algemada, nua, na cama. O marido, minutos antes da... hã?... digamos, diversão, tem uma parada cardíaca e morre. Eles estavam em uma casa no meio do mato, longe de tudo e de todos. Ninguém sabia que eles iam para lá. E agora Mister M? como sairá a distinta cidadã desta sinuca de bico?

Mas tem razão o Giancarlo quando diz que o autor tem um texto um tanto quanto enrolado. Há casos em que a história parece não andar. Ele tasca em suas páginas muitos detalhes. Se o leitor não tiver muita paciência, pode mesmo desistir. No entanto, esta faceta também pode ser interpretada como um diferencial. King começa a usar vários sub-plots para explicar ou interligar a trama central com as tramas secundárias. Em "A Coisa", isso é presente o tempo todo. No começo do primeiro volume, achei que ia ser um saco. Depois notei que, pelo contrário, ao invés de uma boa história, o escritor criou várias histórias legais e uma excelente.


This
page is powered by Blogger. Isn't yours?