segunda-feira, janeiro 03, 2005
HUMANIDADE?
Indignação é a única palavra que me vem à mente ao ler a notícia abaixo, cuja íntegra pode ser conferida aqui. A reportagem é da Reuters e foi publicada no portal UOL.
03/01/2005 - 16h33
Após tsunami, onda de saques e golpes atinge vítimas
Patrick Lannin e Stephen Brown
De Estocolmo
Ladrões, estupradores e seqüestradores estão fazendo pilhagens em campos de desabrigados pelo tsunami, em hospitais e nas casas dos europeus atingidos pelas ondas gigantes. Relatos de crimes surgem de diferentes regiões como o Reino Unido, Suécia, Sri Lanka, Tailândia, Hong Kong.
Na contramão da ajuda humanitária internacional pela tragédia que vitimou cerca de 150 mil pessoas até o momento, um grupo de mulheres do Sri Lanka denuncia os saques contra os desabrigados.
"Nós recebemos relatos de estupros, abusos físicos contra mulheres e meninas em abrigos temporários", disse uma integrante do grupo "Womens and Media Collective".
Segundo a organização, os mais jovens e órfãos estão entre os mais vulneráveis à exploração sexual. "As experiência das últimas catástrofes mostram que as crianças são especialmente expostas", afimrou Charlotte Petri Gornitzka, representante sueca do grupo.
Na Tailândia, ladrões se disfarçaram de policiais e roubaram bagagens e cofres de um hotel na região de Khao Lak Beach, onde o tsunami matou pelo menos 3.000 pessoas.
[Ouvindo: Force Of Evil - Misery Man - Álbum: Force Of Evil]