Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sábado, dezembro 11, 2004

MORREU EM FORTALEZA

É como sempre digo. O Avaí perdeu mais uma vez para si mesmo.

A derrota de 2 a 0 para o Fortaleza, na capital cearense, hoje à tarde, decretou, pelo menos, mais uns dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal, em 2005 o Greminho vai disputar a competição e - como no ano passado - uma das vagas de retorno à elite será de um dos chamados "grandes clubes". Ok, o Greminho tá uma baba, irreconhecível. Mas duvido que o povo da Azenha não vá mudar as coisas. Sinceramente, torço para que aconteça com eles o que rolou com o Fluminense e parem na Série C. Mas é preciso ser realista. O Greminho já é favorito à uma das duas primeiras colocações da SEGUNDA DIVISÃO de 2005. Como, muito provavelmente outro "grande" ainda possa ser rebaixado, vai ficar muito complicado para os clubes que permanecem na Série B saírem dela.

O Avaí tem um time medíocre. Era o pior tecnicamente falando dos quatro que chegaram à fase final. Mas em vários momentos deu show, mostrando a velha "garra avaiana". E, por isso, chegou tão perto. Mas não há ali nenhum destaque, nenhum craque. Ah, sim, o Adinam é um bom goleiro. Mas quando o destaque de um time de futebol é o goleiro, sai de baixo! E ser bom não é suficiente, precisa ser ótimo e ainda ter sorte. Não foi o caso dele no jogo de hoje.

Este papo de "jogar por um empate" é uma droga. Garanto que se algum maluco perder tempo estudando isso, vai descobrir que, na maioria das vezes, a equipe que entrou em campo nesta situação... perdeu. O Avai de hoje foi quase o mesmo que perdeu para o (bom) time do Brasiliense. Nada a ver com aquele que ganhou do Bahia, semana passada, aqui em Florianópolis. Resumindo: não merecia subir pela falta de qualidade. A torcida sim merecia ter seu time de volta à elite, entrando pela porta da frente, sem virada de mesa ou ajudinhas. Eu, particularmente, também não queria que subisse com o vice-campeonato. Se é prá subir, que seja como campeão. Não podesmos nos nivelar com um determinado outro clube que só sobe das segundas divisões na segunda vaga (ah! nem vou perder tempo explicando).

De qualquer modo, analisando friamente, foi um bom campeonato. Só decidido nos dois últimos jogos. Qualquer um dos três clubes - Avaí, Fortaleza e Bahia - poderiam se classificar. E o Avaí poderia até ter finalizado com o título da Série B. Isso só demonstra o nivelamento dos clubes brasileiros. A Série B é, sem dúvida, o torneio mais difícil do futebol nacional. Ano que vem, com os rebaixados da A, vai ser ainda mais. Ontem ainda li um colunista do Estadão - esqueci o nome do cidadão - defendendo que todo ano caissem quatro clubes e subissem outros quatro. Isso só aumentaria as rivalidades e o nível das competições. Concordo plenamente. Só assim, clubes tradicionais criariam vergonha na cara e mudariam suas fórmulas ultrapassadas de "administração". E aqueles de nível intermediário também teriam que se fortalecer, pois o risco de ir para uma terceira divisão seria ainda maior.

Obs.: Sobre o resultado de hoje, comentários de torcedores de um determinado clube serão sumariamente deletados.

[Ouvindo:Dante´s Inferno - Iced Earth - Days Of Purgatory]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?