Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sábado, novembro 20, 2004

OS PROBLEMAS DA ILHA: TRÂNSITO

Desde ontem, mais uma vez, a cidade vem pagando o preço por não ter sido planejada. Com a instalação da estrutura para a disputa da Copa Clio e Fórmula Renault no Saco dos Limões, o trânisto para aquele lado da Ilha de Santa Catarina ficou ainda pior. Agravando mais a situação, hoje é dia de Avaí e Brasiliense pelo quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro. Ou seja, o trânsito deve estar tão "legal" quanto "engarrafamento-com-acidente na Marginal do Tietê por volta das 18 horas".

A população está revoltada, colegas lamentam os fatos nos blogs e nos corredores das redações. Com razão. Florianópolis já viveu situação semelhante há alguns meses, quando sediou o Iron Man, que travou o ir e vir do cidadão durante praticamente um dia inteiro. Todo mundo está certo. Mas será que um evento como este de automobilismo não ajuda o município? Duvido muito que tenha trazido turistas para acompanhar as duas provas. Ao contrário de uma Copa Davis, por exemplo. No entanto, só entre pilotos, dirigentes, mecânicos, patrocinadores, imprensa, esposas, filhos, prostitutas e amantes, são mais de 1500 pessoas de fora do município, de outros estados, que se instalaram na rede hoteleira local. Sei de pelo menos um hotel que ficou totalmente lotado com este povo todo.

Há que se pensar que as corridas serão transmitidas em rede nacional, ou seja, Florianópolis mais uma vez sendo mostrada no Brasil todo. E, do mesmo modo que o turismo de eventos, que vem recebendo um incentivo muito grande nos últimos tempos, um evento como este certamente vai servir para que boa parte deste público diretamente ligado à competição retorne à ilha. Então, é preciso olhar esta situação pelos dois lados. Mas é bom deixar claro que não estou recebendo dinheiro do Pedro Paulo Diniz para defender as corridas. Muito pelo contrário, na minha opinião, automobilismo nem é esporte. É uma mera maneira de filhinhos de papai mostrarem como têm grana, como seus carros são velozes, etc e tal.

A raiz de toda esta confusão está no velho despreparo de Florianópolis para receber eventos de grande porte. É um absurdo que a cidade - e o Estado também - não tenha (m) um autódromo. Nos bastidores do automobilismo catarinense muito já se debateu isso. Há áreas na capital, bem como em São José e outras cidades da região, que poderiam ser utilizadas para a construção de um autódromo, ampliando o potencial da área para atrair outras competições. Mas e dinheiro de onde? e a briga com os ecologistas? Para isso não há dinheiro nem vontade política, para agradar determinados grupos empresariais no entanto....

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?