segunda-feira, novembro 08, 2004
É NÓIS NO NEW YORK TIMES
Camarada Frank Maia repassou hoje uma matéria do New York Times sobre Florianópolis. O texto original tinha como título a frase "Finding Her Brazilian Groove", mas acabou sendo traduzida como "Santa Catarina é o paraíso das praias no Brasil".
Escrito por Victoria Gomelski, o texto apresenta aos americanos o lado bom de Florianópolis. Como é maravilhoso viver numa cidade cheia de praias - ela não cita que são 42, mas há quem defenda que são mais de 100 -, onde se pode aprender a surfar nas dunas, nas ondas, etc e tal. A matéria até é bem feitinha, como era de se esperar de um jornal como o NY Times. Dá boas noções históricas da região, dos costumes. Curiosamente, passou batido o fato da cidade ser o berço de Gustavo Kuerten.
Bem pior do que isso, faltou dizer que os índices de violência deste paraíso não páram de crescer. Que não se tem mais segurança em nossas ruas, em nossos morros. Falando nisso, acabo de ver uma reportagem do Jornal Nacional sobre um relatório criado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). Nele, aparecem as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife como os grandes centros da violência, onde o número de homens assassinados é imenso. Como o estudo envolveu o período entre 1990 e 2000, Florianópolis não aparece. Claro, o fenômeno crescimento descontrolado que traz tráfico de drogas e violência só começou a bem pouco tempo. Ou seja, só vamos virar estatística daqui cinco anos. Quantos terão morrido até lá?