Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 23, 2004

É O MELHOR?

Ainda sobre futebol. Ouvi que elegeram o Zidane como o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. Brincadeira, né? Palhaçada é pouco. E o Platini? e o Rummenigge? e Beckenbauer? e Cruyff?? Ah, tenham paciência.

ÉTICA E FALTA DE

Ontem acompanhei duas reclamações de falta de ética no telejornalismo. A primeira, do SBT aqui em Santa Catarina. Durante o telejornal local da noite, a apresentadora leu uma nota de repúdio contra a RBS, afiliada da Globo no Estado. Segundo o texto, o SBT tinha uma entrevista exclusiva agendada com o cantor Osvaldo Montenegro para o horário do meio-dia, ao vivo, durante seu telejornal daquela faixa de horário. Segundo a apresentadora, quando estava tudo pronto, chega a equipe da RBS, que teria perdido a entrevista na noite anterior em Joinville.
Confusão, constrangimento e, ainda de acordo com o SBT, lá se foi a ética e o profissionalismo, tudo em nome da liderança de audiência da afiliada global. Não sei se isso é verdade, mas até desconfio que seja. Não é de hoje que a RBS teima em se mostrar agressiva diante dos fracos concorrentes que possui em Florianópolis.

Por coincidência, na mesma noite, agora na Bandeirantes, outra acusação semelhante. Logo na abertura do programa "Esporte Total 2ª Edição", o apresentador Jorge Kajuru entrou reclamando que a equipe da emissora teria sido barrada no estádio do Murumbi, na capital paulista, antes de fazer a cobertura do jogo São Paulo x Atlético (PR), pelo Campeonato Brasileiro.
Kajuru jurava que era uma represália pela estréia do um programa no domingo anterior. O tal programa, entra no ar antes das demais mesas redondas e do Fantástico. Portanto, iria mostrar os gols da rodada antes da Globo e da Record. A primeira, detém os direitos de transmissão do campeonato, e a segunda comprou parte destes direitos da poderosa rede dos Marinho.
Logo o Kajuru garantiu que a equipe de esportes da Globo não tinha nada a ver com o fato. Garantiu que teria recebido informações diretas de cartolas do futebol sobre um pedido da Record para a Globo Esportes (empresa que administra os contratos de transmissão da Globo) tentando evitar a entrada de outras empresas nos estádios. Detalhe, a Lei Pelé garante o trabalho de qualquer emissora entre as que não compraram os direitos de transmissão durante 3 minutos da partida. A pendenga vai longe.

Sem importar quem está certo ou quem está errado, isso não poderia acontecer. Se fosse um país sério, a lei seria obedecida. Em tempo, no caso de Florianópolis, a RBS não havia se manifestado até o meio-dia de hoje. Desconfio que nem vá fazer. Nada de novo no front.

terça-feira, abril 20, 2004

EXCELENTE NOTÍCIA

Soube esta semana que meu camarada André Seben é pai de gêmeas! Ainda não consegui falar com meu velho amigo, mas, de antemão, parabenizo ele e a esposa pelo presente que ganharam.

Por falar no Seben, pouca gente lembra mas, antigamente, ele era o popular "André Satânico". Não, ele nunca teve nada a ver com ocultismo, mas recebeu o apelido por gostar de rock pesado. Com o passar do tempo, já de olho no profissionalismo, André passou a tocar rock and roll puro e simples e o codinome foi trocado pelo nome de batismo. Passou pela saudosa Banda Vício e pelo também extindo Udigrudis. Hoje, integra Os Chefes.

Parabéns, irmão. Saúde e alegria constantes para você, a patroa e as bebês.

LEÃO Ê Ô! LEÃO Ê Ô!

É meio que chover no molhado, mas não resisto à tentação de comentar a situação do Avaí. Falo enquanto torcedor do clube e enquanto jornalista. O time mais vezes campeão catarinense no Século XX está, novamente, endividado. A equipe montada para a Série B deste ano, que começa para o time na próxima sexta-feira, em Londrina (PR), contra o Londrina, é fraca. A preparação não foi a ideal, o time sequer chegou às finais do Campeonato Catarinense, outra vez. E, repetindo o passado, quatro atletas não vão estreiar na Série B no primeiro confronto, pois suas documentações anão foram regularizadas junto à CBF em tempo hábil.
Perdi a conta de quantas vezes vi isto acontecer. E falo apenas a partir da década de 90, quando o futebol iniciou um processo de profissionalização, até aqui em Santa Catarina. É muito amadorismo.
Enquanto isso, o maior rival conseguiu em cinco anos ultrapassar o Avaí no número de vitórias nos confrontos diretos (e está invicto há 3 anos). O Figueirense ainda igualou, no último domingo, o número de títulos estaduais (treze) com três deles conquistados neste período de cinco temporadas. Nesta mesma fase, chegou à Série A e lá permanece.
Ok, há sérias suspeitas de que a grana usada para profissionalizar o Figueirense é dinheiro sujo, roubado do governo estadual. Ok, o Figueirense não venceu a Série C para chegar à B, como fez o Avaí. Pelo contrário, subiu numa virada de mesa. E, claro, na decisão de 2001, o Avaí foi claramente roubado em favor do seu rival. Mas isso não justifica a situação do Avaí e a forma como é (mal) administrado.

Tenham certeza, este ano a briga vai ser para não ficar entre os seis clubes que serão rebaixados.

[Ouvindo: Leaves - The Gathering. - Álbum: Rollercoster (Single) - Live at Paradiso, Amsterdam, 1996, with The Metropole Orchestra]

DESMATAMENTO E A VIOLÊNCIA

Matéria em telejornais mostraram como os desmatamentos nos morros do Rio de Janeiro estão diretamente ligados ao tráfico de drogas. Ou seja, o local - que é área de Mata Atlântica - é depredado e ainda serve de base de operações para os criminosos.

A situação é a mesma em Florianópolis. No Morro da Cruz, localizado no centro da cidade, a ocupação desordenada já passou de um lado do morro para outro, unindo os lados Sul e Norte da região, onde estão vários bairros. No alto, o crime toma conta, o tráfico comanda e chacinas e balas perdidas já não são vistos apenas em programas televisivos.

[Ouvindo: Come To The Sabbath - Mercyful Fate. - Álbum: The Bell Witch - Extra Long EP - Limited Edition - Recorded live at The Palace, Los Angeles, USA - October, 8, 1993]

sexta-feira, abril 16, 2004

VELHOS AMIGOS 2

Por sorte, revi outros grandes e importantes amigos nesta temporada em Floripa. Nos três dias em que fiz um teste na redação do AN Capital, encontrei malacos da mais alta categoria, tipo o Carlito, André Luckman e Jeff Cioatto.

Além deles, tive o prazer de comer um fabuloso lanche no "Podrão", lá no Kobrasol, junto com o casal Giancarlo Proença e Luciana. Na mesma noite, ainda contamos com a sempre alegre presença da carioca-manézinha Flavinha, de passagem pela cidade, antes de embarcar para merecidas férias na Áustria e Alemanha. É de tanta sorte a moça que conseguiu férias no exato momento em que o seu Rio de Janeiro anda em pé de guerra.

Ainda falta ver muita gente. Espero que, desta vez, eu consiga.

VELHOS AMIGOS 1

Reencontrei ontem dois velhos amigos, dignos representantes do extinto heavy metal florianópolitano: Jorge Pavão e Mário Cavalheiro. Este último, trabalha em um estúdio aqui da capital e está estudando música como nunca fez até hoje, segundo as próprias palavras do único jubilado na história do Curso de Jornalismo da UFSC.

Pavão, para alegria dos amigos, está bem melhor do que nas últimas vezes em que o vi. Melhor de saúde, aparentemente mais distante de um complicado mundo em que viveu durante alguns anos e... estudando! O dileto morador da rua Antônio Matos Areas, alvinegro infelizmente, é aluno do curso de Telecomunicações da Escola Técnica de São José. Apesar de tal área não ter nada a ver com ele, reforcei o incentivo para que o fã número 1 do Kiss mantenha-se no bom caminho e conquiste uma profissão.


ANALISTA

Por falar em gaúchos...
quando o povo daqui diz que "com gaúchos a piada já vem pronta" os vizinhos reclamam. Mas, vejam só: no telejornal daqui de Floripa, hoje, entrevista com o ator Paulo Cunha, eterno intérprete do personagem "Analista de Bagé", o mesmo explica que o nome da peça mudou para "O Analista machão de Bagé". "É que, com tanta piada de gaúcho por aí, precisamos alterar o título".

Sem comentários.

VÔLEI

E a Unisul derrotou ontem, em Florianópolis, a Ulbra em confronto válido pelo play-off decisivo da Superliga Masculina de Vôlei. Os dois times são, sem qualquer dúvida, os dois melhores das três Américas. Praticamente, a Seleção Brasileira, atual campeã mundial.

Com o resultado, a equipe catarinense está a uma vitória do título. Em cinco anos de existência, a Unisul chega entre os melhores pela quarta vez. Um excelente desempenho para uma equipe esportiva de Floripa, cidade com pouca - prá não dizer nenhuma - tradição em esportes coletivos.

Mas, ao contrário do que andam dizendo, não será o primeiro time local a conquistar um título nacional. Vale lembrar que o Desterro já foi campeão brasileiro de rugby. Sim, no Brasil se joga rugby. Sim, Florianópolis tem uma equipe desta modalidade.

Em tempo, o terceiro jogo entre as universidades será em Porto Alegre. Nada melhor para uma equipe catarinense do que ser campeã em terras gaúchas.

quarta-feira, abril 14, 2004

CRÁSSICOS

Agora, desempregado, longe da namorada e sem grana para aproveitar o final do verão em Floripa, tô com mais tempo livre para ler. Aproveito para matar aqueles livros que não tive coragem de ler anteriormente. Tudo bem, são considerados clássicos, mas são muito chatos.
Juro que fui com boa vontade, mas "Suave é a noite", de F. Scott Fitzgerald, "Lord Jim" (J. Conrad), "Decamerão" (Bocaccio), "Cyrano de Bergerac" (Edmond Rostand) e "Madame Bovary" (Flaubert) são chatíssimos. Os textos não fluem, algumas histórias são malíssimas. Quando foram escritas, certamente, deveriam ser boas. Mas atualmente, sei lá, me soaram fracas, para não dizer coisa pior.

[Ouvindo: I Wanna Be Sedated - Os The Ruins Brothers. - Álbum: The Roque Sessions]

RACISMO

E esse papo de cotas para negros nas universidades? Lá na Universidade de Brasília (UnB) os brancos simplesmente estão se declarando... negros para conseguir entrar na tal cota. Vi na TV uma loura de olhos claros alegando que seria filha de negro, portanto, se sente negra. Hahahahaha! Sensacional!
A parada é tão tragicômica que criaram uma comissão da UnB para fiscalizar se os candidatos são realmente "negros". Estão fotografando a galera e a tal comissão vai avaliar se os figuras merecem o título de "negro", por extensão, com direito às vagas da tal cota.
Sinceramente? Precisam é melhorar o ensino básico, garantir a presença e a permanência dos negros na escola. Este lance de cota é racismo do mesmo jeito que o tradicional. Nada contra os... como é que os politicamente corretos falam? ... afro-descendentes. Mas tudo contra os caras que têm idéias ridículas e contra aqueles que mantém os negros na situação que vivem.

Logo vão criar cotas para índios, cotas para torcedores do América...

[Ouvindo: Should I Stay Or Should I Go - Os The Ruins Brothers - Álbum: The Roque Sessions]

domingo, abril 11, 2004

DO PARAGUAI

Independente do resultado final no confronto entre Brasil e Paraguai pela Copa Davis (Zonal Americano), algo está mais do que provado. Não há renovação nesta modalidade mesmo. Algo precisa ser feito com urgência. O Marcos Daniel sofreu para perder para um paraguaio que sequer tem ranking. É um absurdo.

Também não vem ao caso se o boicote que os poucos jogadores qualificados fizeram à competição é certo ou errado. O que importa é que a situação é feia. Acredito até que, no ano que vem, Guga e cia. tragam o país de volta ao Grupo Mundial. Mas, se continuar como está, em menos de seis anos, não teremos mais ninguém para representar o país quer seja na Copa Davis, quer seja no circuito profissional.

HÓSPEDE

Como dizia aquela velha propaganda do Bamerindus: o tempo passa, o tempo voa.
Já são quatro anos que estou fora de Floripa. Nem parece. Engraçado é voltar para casa e achar as coisas todas "fora de lugar". Meu quarto, neste tempo todo, se tornou um "quarto de hóspedes". Meio estranho você chegar no seu lugar e não se sentir lá.

Mas, certamente, bem pior do que isso é não ter televisão de verdade. Aqui, só temos os canais de sinal aberto, para meu desespero. Estou desesperado sem assistir algo que preste na TV. Sem grana, longe da namorada, na expectativa de uma nova mudança na minha vida, ficar sem filmes e seriados para passar o tempo está sendo uma tortura.

SEM ATUALIZAÇÃO

Como eu havia previsto, sem acesso à Internet aqui em casa - em Florianópolis - as atualizações estão demorando mais para acontecer. Por extensão, a média de visitas também tem caído. Espero resolver isso o quanto antes.
Se o emprego que estou vendo por aqui acontecer, logo terei como trazer meu computador de São Paulo e me conectar novamente. Caso contrário, em mais uma semana ou duas devo voltar para a capital paulista.

Em tempo, Feliz Páscoa para todos!!

terça-feira, abril 06, 2004

NEGÓCIO DA CHINA

Edição nº 1800 da revista Istoé traz matéria sobre a China:
"A China é hoje a economia que mais cresce no globo, a uma taxa média anual de 9%, e gira em torno de US$ 1,5 trilhões, podendo subir para quase US$ 5 trilhões se for levado em consideração o poder de compra de sua população".
"O país é o maior mercado consumidor do planeta. São 1,3 bilhões de pessoas ávidas por comprar".
"Num período de 20 anos, 1978 a 1998, a renda anual per capta chinesa pulou de US$45 para US$ 770".
"A professora Yuan Aiping, uma chinesa que mora no Brasil há sete anos, anda dispensando alunos. Até seus fins de semana são dedicados ao ensino de Mandarim" (o idioma oficial da China).
"Petrobrás, Companhia Vale do Rio Doce, Embraer, Embraco e Marcopolo são algumas das 1653 empresas brasileiras que já estão operando na China, além de escritórios de advocacia".

Agora entendo a expressão "negócio da China". Aprender mandarim, pelo visto, pode ser uma boa idéia.

BANG-BANG

O cenário político catarinense tá ótimo. Parece filme da máfia.
Tentaram assassinar o prefeito de uma cidade do Sul do Estado (Balneário Gaivota, se não me engano) e ainda assassinaram um vereador em Chapecó. Detalhe legal é que o acusado de matar o distinto político foi o seu suplente. Quem precisa morar em São Paulo para encontrar violência?

ALEGRIA, ALEGRIA

Não poderia ter sido melhor minha chegada em Florianópolis, ontem pela manhã.
De cara, fico sabendo que o Inter matou o Greminho por 2 a 0, conquistando o título do grupo principal do Campeonato Gaúcho. Aqui em Santa Catarina, o Figueirense tomou 5 da Chapecoense (que ainda teve um gol anulado pelo Márcio Rezende de Freitas).

Outros resultados agradáveis foram a classificação do Vasco no Rio e a mudança nas finais do Paulistão. Sensacional a oportunidade de dois times do interior brigarem pelo título (apesar de eu não gostar do São Caetano). Isso é ótimo, para derrubar a máscara dos clubes grandes. Pena que não vá acontecer em Minas, no Paraná e na Bahia.

domingo, abril 04, 2004

DUAS SEMANAS DE "FÉRIAS"

 
Embarco hoje para Florianópolis, onde vou matar as saudades da famiglia, dos amigos e daquela cidade realmente maravilhosa.
Como estou sem trabalho, não adianta ficar aqui em São Paulo sem nada para fazer. Assim, no mínimo até a Páscoa, estarei em Floripa. Como lá não tenho mais acesso à Internet, vai ficar meio complicado para atualizar o blog. Prometo me esforçar e desembolsar uma grana em cyber cafés vez ou outra para contar as últimas.

Abracci per tutti.

quinta-feira, abril 01, 2004

PRIMEIRO DE ABRIL 

Acho que a piada de Primeiro de Abril foi contada ontem à noite, ao vivo, direto do Paraguai. Mas contaram a piada antes, disseram que seria a vitória do trio Kaká-Ronaldo-Ronaldinho.
Será que alguém acreditou??

Sei lá, me parece meio óbvio que, sem treino, não dá para ganhar só na base do "talento individual". Muito fraca esta Seleção. Acho que, mais uma vez, vamos nos classificar à Copa aos trancos e barrancos.

[Ouvindo: Catch My Fall - U.D.O. - Álbum: Mean Machine]

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?