Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 02, 2004

SAFADEZA SEM FRONTEIRAS

E depois falam que este tipo de coisa só acontece no Terceiro Mundo:

Direto do UOL EsporteUOL:

Empresas faturam com atraso nas obras em Atenas, diz jornal grego

Da Redação
Em São Paulo

Apesar das constantes negativas do comitê organizador e das declarações do Comitê Olímpico Internacional (COI) dizendo que tudo está correndo bem, metade dos projetos associados aos Jogos Olímpicos está seriamente comprometida. A informação é do diário grego Kathimerini.

Segundo reportagem publicada nesta terça-feira, os organizadores e o governo grego estão negociando a prorrogação dos contratos firmados com as empresas construtoras para os meses de junho e até julho, poucas semanas antes do início não oficial dos Jogos, em 11 de agosto. Isso significa que se as empresas conseguirem completar as obras dentro dos novos prazos, receberão os bônus previstos nos contratos iniciais por cumprirem as metas.

Pressionado pela necessidade de evitar um fiasco internacional, o governo grego não tem como evitar que as construtoras saiam ganhando mesmo depois de terem descumprido o planejamento. Com isso, o orçamento olímpico deve ultrapassar os 4,6 bilhões de euros iniciais em pelo menos mais um bilhão de euros. Para o diário Kathimerini, porém, as empresas não são as únicas culpadas. O próprio governo grego demorou a resolver problemas legais de terrenos, enquanto os organizadores dos Jogos fizeram previsões demasiado otimistas.

De acordo com o cronograma apresentado ao COI em 8 de abril de 2003, 14 dos 30 projetos listados - entre eles instalações esportivas e obras de infra-estrutura - deveriam ter sido concluídos no ano passado. Outros oito projetos deveriam estar terminados na última segunda, 1º de março, enquanto os oito finais estavam programados para serem entregues em maio. Analisando documento divulgado nesta semana pelo ministério da cultura, o jornal afirma que o governo grego está sendo "econômico" com a verdade.

Há casos em que os projetos são dados como terminados - como o complexo esportivo de Hellenikon - mas ainda não estão. Os campos de hóquei e beisebol também estão sendo considerados prontos, mais ainda há muito trabalho a ser feito nessas instalações, principalmente no que se refere ao paisagismo. Apenas nove projetos ficaram prontos dentro do prazo inicial, e dois terminaram com atraso. Entre os outros, apenas dois - a arena de lutas e judô e o ginásio de badminton - estão em fase final.

Atualmente, seis projetos que deveriam ser entregues em 2003 estão em grande atraso. Um deles, a reconstrução da rota da maratona, corre sério risco de não ser completado. O governo declarou oficialmente que rompeu o contrato com a firma responsável, a European Technical. A empresa, no entanto, afirma ter resolvido seus problemas financeiros e pretende lutar na Justiça.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?