Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

domingo, março 28, 2004

CICLONE OU FURACÃO? NÃO É ISSO O QUE IMPORTA!

 
Pelo que se vê e ouve na chamada "grande imprensa", o fenômeno da natureza que está acontecendo neste exato momento no Sul do país só tem uma importância: é furacão ou ciclone?
Chegou ao ponto de um metereologista do Rio de Janeiro, professor de uma universidade de lá, dizer, ao vivo, na Globo News que a preocupação grande era se o ciclone/furacão pudesse chegar no Rio e em São Paulo. Ou seja, o SUL QUE SE DANE!
Por falar nisso, a cobertura da imprensa, até o momento é tão lamentável quando o evento. Mas não tem a mesma força que o ciclone/furacão que já matou pelo menos duas pessoas e deixou desabrigadas, segundo as últimas estimativas, mais de SEISCENTAS FAMÍLIAS.

Abaixo, reproduzo mensagem do meu irmão GIancarlo Proença, cuja família mora na região atingida:

De: Giancarlo Proença
Para: agostode97@yahoogrupos.com.br
Data: 28/03/2004 09:40
Assunto: Re: ACPCJUFSC Furacão em SC


Foi feia a coisa no Sul. O vento veio de repente e soprou pra valer. Às 2h40min falei com meus pais ao telefone. Minha mãe estava na casa de um tio doente, em Sombrio, e meu estava na casa deles, em Balneário Gaivota. Estavam no olho da ventania (uns chamam ciclone, outros furacão), experimentando uma calmaria aparente.
Quando desliguei com a mãe, liguei para meu pai e já se ouvia, pelo telefone, o barulho do vento e das telhas estalando. Como a casa deles na praia é de madeira, meu pai havia se refugiado no banheiro e na cozinha (as duas peças de alvenaria), com o valente chihuahua Hércules. Como as linhas de telefone fixas estão danificadas e as torres de celular sem abastecimento de energia, foi o último contato com eles. Estou tentando desde a hora em que acordei, às 8 horas.
As cidades que mais sofreram com o fenômeno são Arroio do Silva, Araranguá, Sombrio e Balneário Gaivota. Há notícias de duas mortes, uma por desabamento de casa e outra devido a uma árvore que atingiu um veículo na estrada. Infelizmente, a Globo News não especificou onde as mortes ocorreram. Mais de 200 casas foram destelhadas ou destruídas em Araranguá.
Começam a aparecer os problemas de abastecimento de água e a energia se foi (provavelmente desligada para evitar acidentes mais graves) logo que o vento chegou, pouco antes das 2 horas desta madrugada de domingo. A BR-101 está fechada no trecho entre Criciúma e Araranguá em função da queda de árvores. No litoral - Balneário Gaivota, Arroio do Silva, Morro dos Conventos e Praia do Rincão -, as ondas chegam a cinco metros de altura e formam grandes ressacas. Nas ruas, a água da chuva se acumula, já que a ressaca não permite o escoamento da água pluvial dos bueiros para o mar.
Confesso que estou preocupado.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?