domingo, fevereiro 01, 2004
BALANÇO DO CATARINENSE
Na quarta rodada do Campeonato Catarinense já se pode ter certeza de que, até o momento, apenas um dos favoritos merece tal status. O Criciúma estreiou apenas hoje e goleou a Chapecoente fora de casa por 3 a 0. A equipe de Chapecó não é mais a mesma há alguns anos, mas golear em pleno Índio Condá é sempre muito difícil. Por outro lado, o Figueirense ainda não deu provas do favoritismo. A saída de William, Triguinho e... - como é mesmo o nome daquele outro? - desestabilizou o bom time que fez uma ótima temporada em 2003. Hoje, jogando em Lages, o Figueira sofreu para empatar com o Lages. Perdia por 2 a 0 e foi buscar um 3 a 3.
Em Florianópolis, o Avaí decepcionou outra vez. O empate sem gols com o Atlético Herman Aichinger provou que, dificilmente, sairemos da fila de espera. Duvido muito que o clube consiga conquistar algo, apesar dos bons valores nas categorias de base. Dois empates seguidos em casa? É muito pouco para um clube que está há seis anos sem vencer o Estadual e que sonha em retornar para a Série A do Campeonato Brasileiro.
A dupla de Joinville viveu momentos distintos nesta rodada. Enquanto o Caxais goleou o fraco Tiradentes por 5 a 2, o Joinville foi derrotado em Palhoça pelo Guarani. O vice-campeão do ano passado provou que está na briga pelo título novamente com a segunda goleada consecutiva, enquanto o velho JEC levou um gol olímpico e desperdiçou três pontos importantes. Outro que vinha bem e hoje tropeçou foi o Tubarão, que perdeu por 2 a 1 para o Marcílio Dias, em Itajaí.
Segundo o meu pai, meu assessor para assuntos futebolísticos de Santa Catarina, o nível do Estadual está muito baixo, com médias de público bem fracas. Como será um torneio curto, acredito que os chamados "grandes" só vão se acertar daqui umas quatro rodadas, quando pode ser tarde demais. E Caxias e Figueirense ainda têm a Copa do Brasil. O alvinegro da capital estréia quarta-feira contra o São Gabriel (no Rio Grande do Sul), enquanto o alvinegro joinvilense recebe o Fluminense no Ernesto Schlemm Sobrinho. Parada duríssima.
Por falar nos gaúchos, o Inter começou bem o Gauchão 2004, tentando ampliar a hegemonia estadual. Derrotamos o XV de Novembro, em Campo Bom. Foi a reedição da final do ano passado, quando ficamos com o título. O quê? você não sabia que o Grêmio nem chegou à decisão? Foi pior, jogou seis partidas e conquistou dois empates. Só isso. Eles sofreram para ganhar do Glória, de Vacaria, no Olímpico. Muito cedo para qualquer previsão, mas é possível que o Grêmio se arrume neste ano.