Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 10, 2003

LULA-LÁ...NO EGITO

Não dá para negar que Lula é um cara engraçado. Matéria de hoje do colega Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo mostra o bom-humor do presidente brasileiro.

"O presidente Lula aproveitou seu segundo dia no Egito para visitar o Museu do Cairo na parte da manhã (...). Ao chegarem, Lula, a primeira-dama, Marisa, e parte de sua delegação foram diretamente para a ala onde estão objetos do faraó Tutankamon (1340 a.C.-1322 a.C.), o único imperador egípcio que, até hoje, teve a tumba encontrada intacta, em 1922.
Sua tumba foi a única não saqueada por ter sido construída no subsolo de outra, usada pelo faraó Ramsés 6º. "VEJA DESDE QUANDO VEM O CRIME ORGANIZADO", disse Lula ao saber dos saques às tumbas."

Agora vem uma "sacada" espirituosa da primeira-dama: "(...) Ao entrar na sala onde está o sarcófago de ouro maciço, pesando 121 kg, usado no sepultamento de Tutankamon, o presidente foi informado que o escaravelho sobre a múmia, na altura do coração, significava que o imperador havia feito um juramento de isenção de 70 pecados. "Aqui não eram dez mandamentos, mas 70", disse o guia Gamal Kalifa, egípcio que aprendeu português em Portugal. "Imagine, 70! É muito pecado", disse Marisa Letícia."

Mais uma do presidente: "Apesar da riqueza do tesouro de Tutankamon, Lula e Marisa ficaram mais impressionados com a sala onde estavam as múmias de faraós famosos, várias sem a cobertura de linho -o que permite ver a expressão facial e o estado dos cabelos. É nessa sala em que se encontra a múmia de Ramsés 2º, que governou por 67 anos e morreu com 92. É tido como o mais longevo dos imperadores do Egito. Segundo a diretora assistente do museu, Wafaa el Seddik, "ele teve cerca de 200 filhos com 60 mulheres".
Ao ouvir a explicação, Lula tirou uma conclusão: "Tinha tanta dor de cabeça que não tinha tempo para se preocupar com doencinhas".
"O cabelo dele está branquinho, olha lá", disse a primeira-dama sobre Ramsés 2º. Lula completou com uma brincadeira: "Tem cabelo ainda. Está perfeito. O Ricardo Kotscho em vida tem menos cabelo do que ele", disse sobre o secretário de Imprensa da Presidência.

Tanta cultura ainda rendeu uma gafe: "(...) O presidente saiu do local já atrasado para um encontro com o primeiro-ministro do Egito, Atef Ebeid. (FR)"

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?