Bonassoli do seu site --> <$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 11, 2003

JORNALISTA COM DIPLOMA OU SEM DIPLOMA?

Matéria no Consultor Jurídico relata que o diploma de jornalismo deixa de ser obrigatório novamente.

"A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) está novamente obrigada a emitir carteira de identidade profissional sem exigir diploma de jornalismo. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) restabeleceu a decisão judicial que anulou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. (...).

(...) Com a decisão de Álvares, as delegacias regionais do trabalho ficam obrigadas a emitir o registro profissional sem essa exigência. Em todo o País, as delegacias regionais do trabalho estão proibidas de autuar as empresas jornalísticas que empregam profissionais não-diplomados.

Tipo, assunto prá lá de complicado. Sou a favor da obrigatoriedade do diploma. Primeiro porquê acho injusto com os jornalistas que já cursaram uma universidade. Experimente dizer para os médicos que o diploma de Medicina não é mais obrigatório. E ainda há a questão da qualidade dos profissionais que exercem a profissão. Teoricamente, quem passou por uma universidade (decente, é claro) tem preparo para exercer qualquer profissão que seja. No caso do jornalismo, onde se aprenderia noções mínimas de ética? na rua? trazer de casa? Como, num país cujo nível cultural e da educação é tão baixo?
Óbvio, que existem muitos jornalistas que nunca estudaram e que são competentes. Para estes, a solução é regularizar suas situações. Mas a questão é prevenir, é pensar no nível dos profissionais que ainda não entraram no - péssimo - mercado de trabalho de jornalismo.

This
page is powered by Blogger. Isn't yours?